Notícias

PORTA E LONGO DISCUTEM COM AMENDOLA A QUESTÃO DA TRANSFÊRENCIA DOS RECURSOS PARA OS CONSULADOS.


O deputado Fabio Porta (PD) e o senador Fausto Longo (PSI), eleitos pela  América do Sul, se reuniram com o subsecretário do Ministério das Relações Exteriores, responsável pelos italianos no mundo, Vincenzo Amendola.

Tema do longa reunião, que contou com a presença dos principais colaboradores do Ministro e da Direção dos italianos no exterior MAECI, a questão da transferência para os consulados dos pedidos de recursos para a cidadania e o fortalecimento da rede consular, com especial
referência às duas capitais brasileiras: Vitoria (Espírito Santo) e Florianópolis (Santa Catarina).

O subsecretário Amendola – afirmam os dois parlamentares – confirmou o desbloqueio, pelo Ministério da Economia, dos montantes aprovados na Lei de Orçamento 2017 e destinados aos consulados para o diminuir  a demanda excedente, através da contratação de pessoal local.

Não apenas isso! – dizem satisfeitos Porta e Longo –  Recebemos a confirmação de que, a pedido e graças ao trabalho do MAECI, o Ministério da Economia concordou em transferir para os consulados também 30% de suas receitas de 2016, sempre com o objetivo de eliminar o longo tempo de espera dos pedidos de cidadania“.

É – comentam os dois políticos eleitos na América do Sul – uma notícia muito importante e de grande resultado, que atende às demandas de nossa comunidade e à mobilização das pessoas que, em vários níveis, nos últimos meses, têm solicitado ao governo uma rápida transferência destes recursos“.

Vamos trabalhar junto com o governo – continuam o Dep. Porta e o Sen. Longo – para que na próxima Lei de Orçamento (que chegará nos próximos dias ao Parlamento) esses recursos e esses compromissos sejam confirmados e já estamos trabalhando para equilibrar o contingente de funcionários  e do pessoal contratado, uma condição necessária para melhorar os serviços consulares e a reduzir atrasos“.

O acordo com os Patronatos – ressalta a nota dos dois líderes eleitos no exterior – deve reforçar esta ação e não pode substituir o reforço dos recursos humanos do MAECI no exterior; também sobre essa questão, existe um apoio reciproco entre nós e o governo “.

 

Contatos


Itália – Roma – 39 06 67064147

Brasil – São Paulo – 55 11 964026222

secretaria@faustolongo.net

contato@faustolongo.net